quarta-feira, 16 de junho de 2010

RELATO DA PALESTRA COM UMA PROFESSORA DA SIR VISUAL

Disciplina: Necessidades educativas especiais e prática pedagógica III.
Professora: Nara Borges
Terceiro semestre de pedagogia.

CONHECENDO UM POUCO SOBRE O BRAILLE

O Braille é um sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas. Surgiu na França em 1825, sendo o seu criador o francês Louis Braille que ficou cego aos três anos de idade vítima de um acidente seguido de oftalmia. Este sistema consta do arranjo de seis pontos em relevo, dispostos na vertical em duas colunas de três pontos cada. Os seis pontos formam o que se convencionou chamar "cela braille".Para facilitar a identificação, os pontos são numerados da seguinte forma:
































Fonte: www1.prefpoa.com.br

No decorrer do semestre, tivemos a oportunidade de conhecer a professora Suzete, de uma Sir Visual( sala de integração e recursos visuais). Foi muito importante esta palestra onde a professora inclusive possui a deficiência visual, ela nos contou um pouco da sua sua trajetória de vida. Conhecemos alguns recursos que podem ser utilizados pelo aluno com deficiência visual.
Uma das coisas que nos chamou atenção nos relatos, o quanto é importante deixar a pessoa com necessidade especial caminhar com seus próprios pés. Quando for auxiliar um cego não puxar pelo braço e sim permitir que ele caminhe livremente apenas dando o ombro para que ele se apóie. Com um toque da mão pode ser substituído por um olhar, muito importante para um educador quando se tem um aluno com deficiência visual. Através dos relatos nos ficou claro a necessidade de valorizar o outro. Perguntando se ele pode e como ele pode fazer, com o direito de adquirir aprendizagem igual a qualquer outro ser humano apenas de maneira diferente.
A Sir Visual tem sua visão voltada na promoção do bem-estar, ajudando professores com dificuldades em atender alunos com essas necessidades dando apoio pedagógico nas suas tarefas junto à uma sala de recurso especiais, capacitando-o para melhor atender os seus alunos. A sala de recursos conta com uma variedade de instrumentos como o alfabeto Braille de seis pontos, reglética (régua p/escrever), aulas de sorobã, aulas de matemática com régua especial de bolinhas para as operações , informática adaptada e leituras de tabelas, mapas gráficos e outros. Possui ainda uma biblioteca com livros de histórias infantis em Braille.

Nenhum comentário:

Postar um comentário